Acho que todos estavam à espera da chuva para fazer certas tarefas no campo. Comecei pelas laranjeiras, ainda vão dar laranjas por isso tiveram a sorte de serem as primeiras.
- Pus sulfato de ferro nas caldeiras, mexi a terra (se ficar à superfície, oxida e fica indisponível para a árvore)
Esta laranjeira já estava com falta de ferro (tem as folhas amarelas). Meio quilo para cada laranjeira chega.
- ao mesmo tempo tirei as ervas daninhas das caldeiras
- cortei os ladrões às laranjeiras (aqueles ramos verdes que aparecem onde não devem)
- se a laranjeira estava muito fechada, podei alguns ramos por dentro (isto porque não tive tempo de podar as laranjeiras quando devia, mas, alguém disse um dia que, a altura de podar as laranjeiras era quando se podia, o que não se podia era deixar de podar).
Ainda falta:
- aplicar estrume
- tenho fuligem preta nas folhas, é um fungo que não afecta muito a produção. É consequência da falta de poda, as árvores não arejaram o suficiente. Disseram-me para as lavar, eu preferi esperar pelas chuvas, mas tenho de as podar (para a água da chuva entrar no copado). Por isso tenho que as podar ainda mais, tenho receio de as fragilizar.
- algumas também têm lapa, que também não afecta muito, por isso não vou aplicar produtos.
- algumas laranjas de algumas árvores aparecem com este aspecto rachado. Já me disseram que seria água a mais, a convicção não era muita e eu tenho as minhas dúvidas. Alguém tem ideias?
Apesar das maleitas as árvores carregam bem, não todas com a mesma intensidade. Sei que não tenho a mesma variedade de laranjas mas quem as instalou escolheu árvores de têm tempos de colheita diferentes, permitindo ter laranjas durante mais tempo.
A próxima intervenção é na horta.