terça-feira, 12 de outubro de 2010

Laranjeiras

    Acho que todos estavam à espera da chuva para fazer certas tarefas no campo. Comecei pelas laranjeiras, ainda vão dar laranjas por isso tiveram a sorte de serem as primeiras.
    - Pus sulfato de ferro nas caldeiras, mexi a terra (se ficar à superfície, oxida e fica indisponível para a árvore)
Esta laranjeira já estava com falta de ferro (tem as folhas amarelas). Meio quilo para cada laranjeira chega.

    - ao mesmo tempo tirei as ervas daninhas das caldeiras
    - cortei os ladrões às laranjeiras (aqueles ramos verdes que aparecem onde não devem)
    - se a laranjeira estava muito fechada, podei alguns ramos por dentro (isto porque não tive tempo de podar as laranjeiras quando devia, mas, alguém disse um dia que, a altura de podar as laranjeiras era quando se podia, o que não se podia era deixar de podar).
    Ainda falta:
     - aplicar estrume
     - tenho fuligem preta nas folhas, é um fungo que não afecta muito a produção. É consequência da falta de poda, as árvores não arejaram o suficiente. Disseram-me para as lavar, eu preferi esperar pelas chuvas, mas tenho de as podar (para a água da chuva entrar no copado). Por isso tenho que as podar ainda mais, tenho receio de as fragilizar.
     - algumas também têm lapa, que também não afecta muito, por isso não vou aplicar produtos.
     - algumas laranjas de algumas árvores aparecem com este aspecto rachado. Já me disseram que seria água a mais, a convicção não era muita e eu tenho as minhas dúvidas. Alguém tem ideias?

-
    Apesar das maleitas as árvores carregam bem, não todas com a mesma intensidade. Sei que não tenho a mesma variedade de laranjas mas quem as instalou escolheu árvores de têm tempos de colheita diferentes, permitindo ter laranjas durante mais tempo.

    A próxima intervenção é na horta.

28 comentários:

pal disse...

bem, agora fiquei curiosa com a horta (apesar de tb ter laranjeiras) - nós não somos especialistas em nada no que toca a estas matérias, mas tivemos uma horta "a sério" pela primeira vez neste verão e agora ela está, digamos, caótica e praticamente abandonada... o que lhe fazer daqui em diante?!?!

Poupadinha disse...

Realmente! Até que não era mau mudar-me para o campo.

Beijinhos

horticasa disse...

Laranjas rachadas também já vi umas duas, não acredito que seja água a mais porque a minha laranjeira o que mais passa é sede.
Este inverno que passou eu depositei pregos e parfusos velhos ( ferrugentos ) no pé da laranjeira e realmente ela este ano está deslumbrante, quanto à ferrugem preta eu resolvi assim

http://hoticasa.blogspot.com/2009/12/receita-caseira-para-praga-das.html

e resultou muito bem
bj eugenia

Ana Mourão disse...

Pal
Se tem estrume, deve espalha-lo e lavrar. A terra descansa e ganha novas forças para a próxima época. Agora pode pôr couves, nabiças ... (vá vendo os post de horta). Também não somos especialistas em nada. Aprendemos como maioria dos agricultores, tentativa e erro, persistência e paciência. Gosto muito de trocar ideias com os outros curiosos, há sempre algo novo para aprender.

Ana Mourão disse...

Horticasa,
Assim que puder vou ver como resolveu a ferrugem. Obrigada pela pista. Vou pondo novidades.

Dama das Camélias disse...

Já agora... eu tenho uma romãnzeira no quintal. Segundo dizem dá umas romãs deliciosas!! Estou aqui quase à 2 anos e nem nunca vi o fruto, muito menos lhe tomei o sabor! A casa esteve abandonada outros 2 anos antes de eu a habitar, será por isso??! Ou será que foi a forma como a podei o ano passado?!

Já vejo outras com frutos e esta nada!

Ana Mourão disse...

Dama das Camélias,
Pois, as podas drásticas tendem a diminuir a frutificação do ano seguinte. Ou seja árvore investe na produção de folhagem em vez de fruta, é como uma questão de sobrevivencia (precisa de se alimentar). A não ser em casos especiais gerlamente tento não podar mais de 20% da árvore em cada ano, sei que assim não lhe causo stress. Espere mais um ano, pode só os ladrões, os quebrados, muito grandes ou aqueles que incomodam. Repare se no ano seguinte há flores e abelhas. Boas colheitas.

Dama das Camélias disse...

Vou experimentar, obrigado! E eu que andei sempre de volta dela, e a sulfatar por causa dos bichos... foi mais um ano de colheita desanimada.

Para o ano dou noticias!!!!

Dejalma disse...

Eu vou aplicar as dicas para solucionar o problema das rachaduras das laranjas.
Caso dê resultado, avisarei. Obrigado!

José Rego disse...

Finalmente encontro alguém que lamenta a difusão de palmeiras por todo o lado. Parece que os portugueses perdem o amor àquilo que têm: não só amendoeiras, mas também carvalhos, castanheiros...
A propósito: tenho uma amendoeira que dá amendoas, mas as outras duas (com muito mais porte) dão muita flor mas ainda não deram amêndoas. Que será?

Abel Pimentel disse...

ola
mudei uma laranjeira com 1.3 mt de altura agora para outro local,coloquei estrume naturalcom água no buraco , mas ela esta a ficar com as folhas secas .
que faço para a conseguir salvar?

Ana Mourão disse...

Olá Abel,
Partindo do principio que não deixou a raiz enrrolada e que o estrume estava bem curtido ou não ficou em contacto direto com a raiz, então experimente uma poda severa na árvore, corte 2/3 da copa, principalmente os ramos mais novos. Assim a arvore vai gastar as reservas a fazer raizame e não a sustentar as folhas. Nos proximos tempos não adube a arvore mas regue bem: a arvore procura alimento mais longe porque não tem adubo criando mais raizes e a terra molhada é mais fofa. Tente não pisar, raspar ou cavar debaixo da copa, é nesta zona que a laranjeira tem as raizes mais finas e superficiais, apenas arranque as daninhas.
Espero ter ajudado. Volte sempre.

Ana Mourão disse...

Olá José Rego,
Desculpe a demora na resposta, demorei porque queria uma resposta mais que o simples banal mas não consegui. O que lhe posso dizer é que as amendoeiras demoram cerca de 3 anos a produzir. Apesar de não ser necessário estarem aos pares para produzir se estiverem juntas há mais polinização cruzada, poderá ajudar. São precisas abelhas para a polinização ocorrer, verifique a sua presença. Para já não tenho resposta melhor que esta, mas vou estar atenta.
Volte sempre
Ana

Jaunpedromarques disse...

Oi tudo bem??Eu gostaria de tirar umas dúvidas com você.Aqui em casa tenho 5 pés de açai,2 de coco anão,3 de pupunha,1 de limão,1 mexerica,1 de laranja,1 de maracujá,1 de manga,e gostaria de saber em quanto tempo eles podem produzir?Cada muda tem em média 1 ano de idade e plantei a 2 meses no quintal de casa.Você poderia me esclarecer essa dúvida??Obrigado

Ana Mourão disse...

Olá Jaun Pedro

Algumas das especies são de clima tropical, não tenho conhecimento próprio, outras já conheço bem. Devo lembrar que a frutificação depende de outros factores além da idade da arvore (doenças ou outros factores que façam cair as flores, falta de abelhas, necessidade de um género ...). Os valores que apresento são uma média e para a variedade mais frequente. Só não consegui informação para o Açai, mas sendo uma palmeira é aceitável assumir que deva ser cerca de 3 anos.
Manga - 4 anos
Coco anão - 2 anos
Limão - 3 anos
Mexerica (por cá chamamos tangerina) - 3 anos
Maracujá - 1 ano
Pupunha - 3 anos

Quase todas regularizam a produção 2 a 3 anos depois do inicio.
Espero ter ajudado
Volte sempre

David disse...

Boa tarde a todos
Eu gostava de saber se posso dar uma poda drastica numa laranjeira em Agosto ela tem ramos secos e esta muinto alta.
Obrigado

Ana Mourão disse...

Olá David
Obrigada pela visita.
Não devia, mas se a alternativa é não podar mais vale podar. Tente não ser muito drástico, faça cortes limpos (não rasgue), opte por cortar os ramos mais finos e desinfecte as ferramentas. Depois de podar não deixe de a regar, sem exageros.
Volte sempre
Ana

Fátima Melo disse...

Olá a todos
eu tambem tenho duas laranjeiras cujo aspecto das laranjas rachadas é exactamente esse que aparece na imagem.
Não percebi ainda como se trata esse problema.Alguém me pode ajudar?

Ana Mourão disse...

Olá Fátima
Tenho novidades sobre esse problema. Vou fazer um post em breve, porque tambem tenho um problema parecido nos diospiros.
Esteja atenta
Ana

Anónimo disse...

eu gostava de saber qual quando como e onde podar a respostas....??????

Veronica Dantas disse...

Veronia Dantas
Tenho uma larangeira no quintal da minha casa , já por dois anos seguida que ela carrega muito,e quando as laranja vai crescendo a casca não aguenta e começam a raxar e por final perco todas as laranjas preciso e ajudar essa lanrajeira. agurdo resposta.

Ana Mourão disse...

OLá Verónica
Ao que parece as rachas das laranjas resultam de 2 problemas: excesso de água e falta de calcio (isto porque o calcio dá elasticidade para a casca esticar). Nunca apliquei calcio às laranjeiras, mas será na forma de calcario. Vou tentar saber mais sobre o assunto. Esteja atenta
Volte sempre
Ana

Anónimo disse...

gostaria de saber se já tem solução para o problema das leranjas cravo que racham

Cristina Gardner Marques disse...

Olá, tenho uma laranjeira de estimação na varanda, enxertada e com dois ramos bem desenvolvidos, ainda sem fruto.
Foi plantada com num vaso bastante grande e parecia estar bem, até há uma semana, onde começou a ter folhas amarelas, primeiro em baixo, agora já nela toda mas sempre junto aos ramos principais.
Que devo fazer?
Bons frutos do vosso labor :)

Anónimo disse...

olá,esse problema dos frutos rachados é falta de cálcio.

Anónimo disse...

Olá,se tiverem mais algum problema em agricultura ou jardinagem, digam!É que é essa a minha profissão.Bjinhos e fiquem bem.

Fonte Verde disse...

Clientes aqui da loja estavam vindo com o mesmo problema dos frutos rachados. Fiz uma pesquisa e parece ser o seguinte: O problema não é o excesso de água somente, e sim uma seca prolongada seguida de chuvas. A parte de dentro do fruto cresce mais rápido do que a casca que acaba se rompendo no local mais frágil. Para se precaver do problema a recomendação dada é manter a umidade do solo o mais constante possível e realizar adubações equilibradas e frequentes. Lembrando que para uma boa formação da casca não devemos esquecer com cálcio encontrado nos calcários agrícolas, como mencionado no comentário acima e também do nosso querido potássio, encontrado nas formulações simples de NPK.

emi disse...

Boa tarde;
Tenho lido umas dicas bem interessantes àcerca do cuidado a ter com as laranjeiras.
Tenho algumas árvores de fruto e dois cães novitos que ontem resolveram arrancar pedaços de casca da laranjeira. Como não sei o que fazer, gostava que me dessem uma opinião sobre o que possa fazer para sarar a ferida e se a arvore vai sofrer, enfim tem algum tratamento para isto?
desde já o meu obrigado
cumprimentos
Emilia Castelhano