quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Horta I - outono

    Ainda não tinha chuvido quando semeamos as nabiças. Cava-se a terra, adicionando um pouco de estrume. Alisa-se a terra, para fazer uma cama fofinha. Semea-se nabiça de rama a lanço e rega-se (tipo chuveiro, para não calcar a terra). Aqui na zona tenho de por uma rede preta, fina, para as aves não apanharem as sementes, e uns paus para os cães perceberem que ali há algo.

(já tinham uma semana)
As primeiras nabiças estavam prontas a comer em 5 semanas.
(Com 5 semanas estão prontas, algumas já estavam na panela)

    Arrancamos as plantas (saem muito facilmente), cortamos junto à raíz, lavam-se e panela. Cozem-se com talos e tudo porque são muito tenrrinhas. Depois escorre-se e congela-se, estão prontas a saltear com alho e azeite. Em vez disso, pode-se fazer esparregado e congelar. Ou então, lavar bem e congelar, serve para pôr na sopa.
    Quando estas estavam na 4º semana, semeamos novamente, noutro local.

    Desta vez as formigas atacaram, e roubaram as sementes (algumas começaram a nascer dentro do buraco do formigueiro). Não valia a pena insistir na zona (temos espaço) por isso semeamos novamente noutro local. Já estão assim:

    Agora há menos horas de sol por isso demora mais, daqui a 4 semanas já devem estar prontas.
    Entretanto o resto da horta foi lavrado e está pronto para receber plantas (já instalei couves várias, alfaces e cebolas). Continua...


5 comentários:

Anónimo disse...

semear "a lanço", é fazer fileiras de sementes? pela foto não parece, será mais ir polvilhando o pedaço onde se pretende que nasça?

Unknown disse...

De batatas não percebo nada... Mas tem uma bela horta!

Ana Mourão disse...

Pal,
é como polvilhar, ou seja lançar as sementes, da maneira mais uniforme possivel. Uma mão cheia de sementes serve mais ou menos para um m2. Se tiver dificuldade em espalhar (a semente acaba antes do espaço destinado) misture com areia e lance as duas no terreno, assim já deve conseguir. Enquanto a semente não nascer a terra deve estar humida. Boas colheitas.

Anónimo disse...

obrigada, ana ! e, podemos tratar-nos por tu?... :)

Ana Mourão disse...

Pal, claro que sim. Fico à espera de ver as tuas colheitas.