terça-feira, 7 de setembro de 2010

O Inverno já pode chegar

    Ontem às 18h30 chegou a lenha. Depois de 3 semanas a chatear o homem para ver se ele não se esquece, finalmente chegou a lenha (no ano passado foi mês e meio à espera). Pequena, de oliveira, sobro e azinho, 2 toneladas (é muita lenha). 90€ a tonelada. Não é barato.

(alguém vai ter de arruma-lá, no fim de semana)

    Pois é ... parece que é muita lenha mas vai-se no instante. Eis os culpados:

(salamandra da sala)
    Este é responsável pelo aquecimento da sala e de parte dos quartos, trabalha durante todo o inverno, diariamente, geralmente ao fim do dia e todo o dia aos fins-de-semana. Tem um forno, dá para fazer umas coisas simples sem gastar mais energia. (agora, desde que juntamos a sala à antiga cozinha - como ainda dá para ver pelo chão - já se aproveita bem a sua potência calorífica).

    O segundo culpado é o fogão a lenha, que está na cozinha. Este funciona todos os fins-de semana no inverno e alguns dias durante o restante ano. É um fogão que está presente nas minhas memórias de menina, quando a minha mãe fazia grandes cozinhados e aquecia a minha água para o meu banho. Não descansei enquanto não tive um. Usamos o fogão para cozinhar e aquecer. Organizam-se pratos para toda a semana (carne assada, bacalhau com natas, quiches, pão, bolos, sopas, doces... é verdade, todos os nossos doces são feitos no fogão a lenha.
    Ainda na cozinha temos o 3º culpado. O forno de pão.

(forno de pão)

    Este tem uma história. Quando viemos ver a casa pela 1º vez, toda a quintinha tinha características rústicas que nos encantaram: adega, manjedouras de animais, pipas, parafernália para fazer vinho.... e uma cozinha velha com forno de pão. Depois veio a realidade e precisamos de fazer uma cozinha nova, mais prática e funcional mas não conseguimos deixar de pôr um forno de pão apesar de ser pouco usado.
    Dá para ver que temos muito onde gastar a lenha, mas fazemos mais que aquecer. Confesso que lá para Fevereiro começo a ficar farta de limpar o fogão todos os dias ... Mas já estou com saudades do cheiro da lareira.
    A meio de Agosto, quando fizemos o doce de tomate, acendemos o fogão. Estava cerca de 33º, o meu vizinho do lado, alemão que anda sem camisa em Novembro, pergunta-nos se estamos com frio ...


Sem comentários: