terça-feira, 12 de junho de 2012

Fim do Curso de Agricultura Biológica

Este fim de semana foi a visita de estudo final do curso de Agricultura Biológica. A entrega dos "diplomas" vai ser um dia destes.
Foi um curso longo, com aulas teóricas à sexta à noite e práticas no sábado à tarde, cerca de 8 meses de aulas. Aprendi muito, fiquei a conhecer um conjunto de plantas que não conhecia de todo e fiquei a saber que se pode comer outras tantas que já conhecia.
  • Alface de cordeiro
  • Rábano
  • Tupinambo
  • Pastinaca
  • Cerefólio
  • Escrucineira
Estas eram as que desconhecia por completo.

O professor José Louza foi uma surpresa, muito descontraído, nada arrogante, com uma postura de "daqui a 3 anos, com a pratica, sabem tanto como eu". Contudo tem uma vasta experiência, muita prática. Começou a experiência em França, já há muitos anos e foi um dos pioneiros em Portugal, chegando a participar na formação da AGROBIO. Também tem uma atitude pouco radical quanto à AB, coisas tipo: estrume é estrume, venha ou não de uma exploração AB, o que interessa é reaproveitar os recursos. Este tipo de atitude "convida" a seguir a agricultura ecológica. E sim... Ecológica e não Biológica porque assim também se pode enquadrar a permacultura e a biodinâmica. No fim o que interessa é deixar um mundo melhor para os nossos filhos.
Recomendo.  http://www.ecocartaxo.pt/projatelieagrbio.html

2 comentários:

horticasa disse...

Parabéns pelo curso e concordo plenamente com o professor, o biológico é por demais exigente, eu costumo dizer natural, até porque com os vizinhos que tenho, com tantos químicos que andam sempre a pulverizar e a espalhar é inevitável que a minha horta apanhe parte deles.
Parabéns mais uma vês e vá dizendo à gente para nós aprendermos, beijinho

Anónimo disse...

Olá Isabel,
Para quem começou há pouco tempo e quase do zero (que é o meu caso), tenho de dizer que a formação foi sem dúvida importante, não só pelos conhecimentos transmitidos pelo mestre Louza, mas também pela partilha de experiências.
Que excelente blog, é quase o continuar da formação!!
Vou voltar mais vezes e, quem sabe, um dia contribuir com as experiências que for vivendo.
Um abraço,
Ana Póvoa