terça-feira, 26 de junho de 2012

Morangos, e agora?

Tenho recebido emails com pedidos de ajuda para os morangos. Espero ajudar a esclarecer.

    Os meus morangueiros ainda estão a dar morangos, mas estes dias longos e quentes estimularam o aparecimento dos estolhos (http://galhosbugalhos.blogspot.pt/2011/11/pequenas-notas-sobre.html).
    Vou aproveitar estes estolhos para multiplicar a minha produção. Já tenho o novo canteiro seleccionado, vou pôr composto, tapar com ervas e esperar. No Outono, vou apanhar os estolhos e planta-los.
    Há duas maneiras de produzir morango:
- ao ar livre, com plantação outonal e obtenção de frutos durante a Primavera e início do Verão;
- cultura protegida, com plantação estival (verão) e obtenção de frutos no período Outono / Inverno
    O meu caso é o primeiro, por isso vou deixa-los no canteiro onde estão. O segundo caso implica o uso de estufas.
    As partes vegetativas do morango são bastante resistentes à geada e ao frio, a flor é que não. A planta precisa de um numero de horas de frio (<7ºC) para completar o ciclo e depois quebrar a dormência, o que poderia ser um problema. A variedade que escolhi não é muito exigente, e está adaptada às condições locais, por isso terá horas suficientes.
    Assim, com os morangos que estão no solo só tenho de garantir que não vão ficar encharcados, porque eles não gostam. Vou deixa-los no canteiro mais dois anos (2º e 3º), no 4º a produção baixa muito, e o terreno também precisa de rotatividade, por isso devem sair.

    Quanto aos estolhos, como só quero duplicar, só vou aproveitar o 1º pé de cada guia, assim que este estiver a fazer raiz no solo, corto a guia que iria continuar (não a que liga à mãe). Deste modo todo o alimento fica para aquele pé. Quando tempo estiver mais fresco, Outubro/Novembro, mudo os estolhos para o novo canteiro. Podem ver os outros posts sobre morangos para ver como faço.
Espero ter ajudado.
Dúvidas e correções, estejam à vontade!

1 comentário:

Ana disse...

Olá, Ana!

Tenhon uns pés de morangueiros, maioritariamente não identificados, já que nasceram no meu quintal!

Mas 2 ´pés são identificados: Camarosa e Albino!
O pé de Camarosa ainda tem fruto (1 morango de tamanhobom já quase pronto a apanhar e um outro do memso tamanho, mas mais verde), para além da flor!

Será que os devo cobrir durante o Inverno? Ou isso fará com que para o ano não tenha morangos a partir de Maio/Junho, como este ano?

Se quiser ver como os tenho pendurados no muro, passe no meu blog: www.oblogdaanateresa.blogspot.com!

Obrigada pela ajuda!