terça-feira, 22 de maio de 2012

Bichado (Cydia pomonella)

    A Cydia é uma traça (lepidóptero) cuja larva fura as maçãs, pêras e nozes.
    O seu orifício de entrada tem este aspecto:

(imagem tirada da net)


    Geralmente perto do que anteriormente foi a flor. Ao furar deixa para trás resíduos.
    É importante conhecer o ciclo do insecto para se perceber qual a melhor altura para o atacar. Eles completam o ciclo 2 a 3 vezes no ano. Os primeiros adultos (traças) aparecem em Abril (as vezes em meios de Março) e estão em pleno voo em meios de Maio (é quando vão pôr os ovos). A 1ª postura de ovos acontece quando a temperatura ao fim do dia é superior a 15ºC e geralmente ocorre nas folhas. As larvas aparecem cerca de 8 a 18 dias depois (o tempo varia conforme a temperatura). O voo da 2ª geração começa em Julho, com o auge no meio do mês. O terceiro começa no fim do mês e pode chegar a Outubro.
    Há uma quantidade de químicos que se podem aplicar. MAS ATENÇÃO: o sucesso de todos eles dependem da altura em que são aplicados. Não é só chegar e aplicar, têm de ser aplicados na época certa: larvicidas quando há larvas, ovocidas quando há ovos... o agricultor que não compreende isto, aumenta a concentração do produto, e acaba por dizer que não faz efeito, depois de encher o ambiente de toxinas.

    Mas eu não uso químicos.
1º Instalo armadilhas com ferormonas para os adultos, para ter a certeza de quando começa o voo.
2º Observo as armadilhas com regularidade, quando as temperaturas começam a subir ao fim do dia
3º Quando aparecem os adultos começo a procurar as posturas nas folhas mas começo a contar os tais 8 dias de incubação. Se a temperatura baixar, aumento o nº de dias.
4º Ou encontro ovos, larvas ou chego ao fim da contagem e aplico o seguinte produto: MADEX.

    O Madex é o vírus da granulose, inofensivo para todos os animais menos para a larva da Cydia. Actua por ingestão, ou seja aplica-se e a larva vai comer material infectado e morre. Não chega a furar a fruta. É mais eficaz se aplicado na 1ª geração. Deve ser aplicado de 8 em 8 dias por geração. É destruído por dias de sol, por isso se houver pouco sol conta-se mais dias entre aplicações.

    Para além disto, a quinta está a entrar em equilíbrio (as pragas estão a ser controladas pelos seus inimigos naturais). Estou a aplicar este método apenas porque tenho um historial de grande quantidade de Cydia. Talvez para o ano já não seja preciso. Entretanto tenho observado um dos inimigos da Cydia em acção, nos dias de mais calor, ao anoitecer. Quando vou fechar as galinhas consegue-se com facilidade observar mais do que um morcego. Tenho de ver como criar mais condições para facilitar a sua instalação.
    Se tiver alguma corecção/observação, por favor faça um comentário, estamos sempre a aprender.

3 comentários:

António A. disse...

Olá
Obrigado pela ajuda e explicação. Nunca apliquei no meu pomar qualquer produto para além da calda bordalesa nas épocas de aplicação e quanto aos resultados... nem bons nem maus. A minha opção é de não utilizar os químicos em quase tudo.
Em anos anteriores via por aqui bastantes morcegos e este ano ainda não vi nenhum. Havia aqui perto uma construção antiga que o vizinho deitou abaixo e creio que era lá o albergue deles.
Talvez me venha a fazer falta, quem sabe.

Cumprimentos
António A.
Horta de Codeçais

Aquifolium disse...

Já vi várias referências a fazerem-se abrigos para morcegos, que ao princípio demorará um pouco até eles adotarem o abrigo (talvez como os pássaros aos ninhos artificais) mas que depois funcionará. Talvez um dia destes me dedique a fazer um, uma coisa deste género:
http://youtu.be/gbtnr4i7Vkg

Quinta das Mogas disse...

Olá Ana

Vi umas armadilhas muito engraçadas no google e no youtube com garrafas plásticas. Usam muito no Brasil para o dengue e as larvas do mosquito ficam dentro da garrafa.
Ando com algumas mosquitas nos meus troncos dos cogumelos e vou tratar dessa forma o problema, as minhas salamandras andam de barriga cheia e já não dão conta do recado :)