quarta-feira, 16 de maio de 2012

Novidades...

    Tenho andado sem tempo para vir aqui contar as novidades. A principal razão é que arranjei um trabalho (ainda temporário). Infelizmente não é na minha área, mas até está a ser interessante, já para não falar que me adapto bem a quase todos os trabalhos. Não se ganha muito mas tenho um horário mais pequeno, o que permite dar mais atenção às pequenas e à quinta. Concluindo: sou uma sortuda, arranjei trabalho numa altura destas!


Outras novidades:
    A coco castanha teve 3 pintos (não estava à espera de nenhum, por causa das outras galinhas a incomodarem). A coco Punk teve um pinto (estava à espera de todos... mas quando o 1º pinto saiu ela abandonou o ninho e os outros ovos não acabaram de se formar). Conclusão: a coco castanha "cedeu" um pinto à Punk, e ficaram as duas com dois... atitude interessante!
    Como os ovos até se vendem bem... arranjamos mais duas galinhas para pôr. Já sabíamos que ia haver bulhas na capoeira, mas disseram-nos para só as juntarmos à noite...puffff, como se isso fosse resultar? Até galinhas devem perceber que a casa está mais cheia...pois... Errado! Não houve bulhas!
    Já apanhamos as batatas, foi uma boa colheita apesar de 1/3 da colheita estar furada ou cortada ao meio. Andamos a dieta de batatas (puré, fritas, sopa, assada...). Foi uma boa colheita porque apenas regamos algumas vezes, apesar das geadas, não se queimaram, não apanharam nem escaravelho nem míldio..., e não aplicamos nenhum tratamento (que só poderia ser calda, mas nem esse), e teve apenas uma monda. Estou triste, porque já sei que não vou conseguir repetir...


    Cebolas...dizia alguém que não ia dar nada...porque não estava na altura....mas deu o suficiente para acabar a colheita do ano passado e aguentarmos até à próxima.

    Com isto já só faltava conseguir produzir cenouras suficientes para comer uma sopa 100% caseira. As nossas cenouras são sempre bebes: pequenas e uma delicia.
    A cadela continua a não engravidar, sorte a do cão (porque depois de engravidar, acabou-se a brincadeira...)
    A minha venda de compotas lá se vai fazendo, no mercado mensal, pelos amigos e conhecidos. Tenho uma lista enorme para a de morango mas ainda não deu para fazer. As frutas estão nas árvores e estão a engordar. Em breve vou fazer alguns tratamentos.
    O curso de AB está a chegar ao fim. Acho que vou dar uma formação de árvores de fruto, assim que tiver o material organizado (o que não vai ser para já...)
    Enfim, já chega. Obrigada por continuarem a seguir o blog.

4 comentários:

Unknown disse...

Olá Ana,

Fico contente por ter arranjado trabalho,pois as coisas não estão para melhorar!
As suas colheitas tb não estão mal pois o tempo por aqui não tem estado bom para as culturas.

Cumps

horticasa disse...

Mas que grande azafama, muitas coisas que dizem não dar, dão e bem, também plantei cebolas no inverno e são óptimas, muito doces e sãs...
Quanto à galinha para primeira vês não foi mau, então descobriu o que é uma poceira??
É um cesto grande, de verga, em forma de balde, que pode ter duas asas ou ser lisa...se calhar não expliquei bem...!?
Bem calhando ponho uma foto, quero comprar uma que a da minha mãe estava cheia de caruncho e o Jozef queimou-a...
beijinho e boa sorte no trabalho.

Quinta das Mogas disse...

DEsculpe Ana mas só de ler o Blogue imagino a correria dos últimos dias. Parabéns pelo novo trabalho!

Rosarinho disse...

Muitos parabéns a Quinta está um encanto.

A cedência de um pinto pela Coco e as cebolas que vingaram contra as probabilidades, são mais uns exemplos da generosidade da Natureza.

Um Beijinho