quarta-feira, 25 de abril de 2012

Galinhas chocas

    Não são galinhas são cócos, mas tenho duas e as duas estão chocas. Tenho um problema, que já não é novo. Já o tive antes.

    Para além das cócos e do galo tenho 4 galinhas poedeiras, enquanto andam todas a pôr ovos, põem todas em dois ninhos. Mas agora que estão duas a chocar, as poedeiras, apesar de terem um ninho vazio, insistem a pôr os ovos nos ninhos ocupados. A castanhinha (a cóco da foto), é muito sensível, e salta logo, a fazer uma barulheira acaba por deixar o ninho muito tempo vazio. Não espero nada daquele ninho. A punk (a cóco preta com uma popa), como é maiorzinha, refila tanto quando a poedeira aparece que esta foge.
    Podia separa-las mas todas são arraçadas a águia e voão por cima de tudo e não há divisão que as separe.
    Tenho de resolver isto até ficarem chocas outra vez. Talvez fazer um ninho dentro de uma caixa com uma saída pequena?
    Entretanto pode ser que apareçam uns pintainhos para as minhas meninas brincarem.
    O Rui (um simpático que oferece coisas aqui ao pessoal das quintas) arranjou-me material para fazer uma chocadeira, mas gostava mais que as coisas fossem como na natureza. Vamos ver se não preciso de fazer a chocadeira.

6 comentários:

Rui Esteves disse...

Olá Ana,

Tive o mesmo problema com as galinhas chocas só que além desse o ninho de por os ovos fica a 1.50 mt de altura e para não acontecer acidentes peguei nos ovos e pôs na chocadeira!
Vou te mandar umas fotos!

Cumps

horticasa disse...

A minha avó punha uma poceira virada ao contrario em cima da galinha que estava a chocar os ovos... pois se calhar nem sabes o que isso é, pergunta a alguém mais velho aí na zona e pede uma emprestada... olha que resulta.
beijinho

Ana Mourão disse...

Pois tens razão. Não faço ideia do que é mas vou tentar saber. Obg pela dica.
Ana

Quinta das Mogas disse...

Ana a cama da Coco parece um trono :) Execelente ideia a caixa de madeira, de certeza que desta forma é muito mais fácil manter o galinheiro organizado.
Depois disto o mais dificil deve ser matar uma galinha das nossas. Já ajudei a matar muitas, mas um dia que tiver que matar uma das minhas vai ser dia para não esquecer de certeza.

Jorge disse...

Boas, gostaria de saber qual o procedimento para que as cócós choquem. É preciso deixar os ovos que põem ou elas chocam quando deixam de pôr?

Ana Mourão disse...

Olá Jorge,

As cocós põe ovos como as outras galinhas, num ninho até que chega a altura que deixam de pôr e não saem do ninho. Estão chocas.Quando começam convem pôr ovos debaixo dela que estejam galados para dar origem a pintos.
O problema é que se as outras galinhas estavam habituadas a pôr os ovos naquele ninho, elas vão continuar a pôr. Isole a cocó ou marque os ovos, para os distinguir dos novos. Tem de esperar cerca de 21 dias para ter pintos.
As cocós chocam mais vezes que as galinhas e são boas mães, mas se tiver galinhas caseiras estas tambem chocam, e pode pôr mais ovos que na cocó.
Volte sempre
Ana