quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Mosca do mediterrâneo

   Uma das consequências deste verão prolongado foi um aumento de pragas.

    Como ainda sou novata nestas coisas, e muito desleixada, deixei de reabastecer as armadilhas da mosca do mediterrâneo e a consequência foi uma queda maciça de laranjas (picadas). Quando me apercebi que ainda havia mosca por causa do calor ainda enchi as armadilhas e apanhei muita mosca,  que prova que funcionam, e que a culpa de as laranjas estarem picadas é inteiramente minha.

    Enfim... tenho de ter mais cuidado e fazer um calendário (já o comecei e abandonei varias vezes porque fica muito complexo). O único consolo que tenho é que não tinha feito a monda às árvores, que estavam muito carregadas e agora estão mais equilibradas. Ainda falta apanhar as laranjas e destruir, (?!?) para que o ovo de mosca que está lá dentro não origine nova mosca.

7 comentários:

Anónimo disse...

Que liquido colocou na garrafa para atrair as moscas?
Raquel

Ana Mourão disse...

Olá Raquel,
Usei fosfato diamónico (50g para 1 litros de água). Pode ver mais em
http://galhosbugalhos.blogspot.com/2011/06/mosca-do-mediterraneo-ceratitis.html.
Volte sempre
Ana

Jose Batista disse...

ola Ana
comprei uma laranjeira e um limoeiro num viveiro, o limoeiro esta em bom crescimento, mas a laranjeira esta muito atrasada, o que me aconselha para ver se ela desenvolve mais.

tem um metro de altura e já deu duas laranjas, é da baía.

Ana Mourão disse...

Olá José,

Bem vindo. Partindo do principio que a plantou bem (deixou as raizes esticadas, e pos adubo no fundo da cova) e que a arvore é saudável e está em local apropriado, quando colher os frutos dê uma poda de formação ligeira, e ponha estrume e espere. Se apresentar algum problema já é outro caso. Os limoeiros adaptam-se mais depressa.
Boas colheitas.
Ana

Ana disse...

Bom dia!

Já que agora estou por casa a fazer o Douturamento em Engenharia e Economia Familiar (ou seja, desempregada....), resolvi aproveitar a horta, que já não era cultivada´desde o tempo da minha avó!

Herdei 1 laranjeira, 1 tangerineira e uma ameixoeira, todas de óptima qualidade e relativamente novas! Tb lá tinha uma nespereiora, mas era de uma qualoidade um pouco ácida e estava a ocupar demasiado espaço ensolarado, pelo qeu a cortei!

Acontece que tudo nquel pequeno quintal estava a monte e com falta de rega! A laranjeira e a tangerineira ainda apresentam algumas floração, assim como frutos de vários tamanhos! A ameixoeira está com a folha toda encarquilhada... Ando a matar o pulgão da laranjeira á mão, pois ela parecia coberta por um cobertor branco e laranja!!!! Para além de estar com demasiados galhos!

Poderia ajudar-me na poda e tratamento destas árvores!?

Para a mosca já aprendi o que pôr... Mas em que altura do ano? E o pulgão? E a ameixoeira!?

Obrigada!

Ana

Ana Mourão disse...

Olá Ana,

Não tem noção da quantidade de dinheiro que poupa gerindo bem uma casa. Com quintal então nem se fala... desde haja vontade de trabalhar, há muito onde poupar.

A ameixoeira perde agora as folhas, por isso tudo que é pulgão desaparece. Corte os ramos em excesso, tortos, virados para dentro e desinfete o material antes e depois (para evitar outras doenças). Adube a arvore, de preferencia com adubos organicos ou estrume. Daqui a algum tempo pode aplicar uma calda bordalesa (tambem vou fazer o mesmo).

Os citrinos agora estão com fruto, não é altura para podar, mas assim que ficar sem fruto já pode fazer uma boa poda, grande parte das pragas desaparecem com uma copa bem arejada. Pode aplicar o mesmo tratamento na caldeira dos citrinos (adubo...) e se as folhas estiverem amarelas aplique ferro. O pó branco e grande parte dos pulgões pode resolver de maneira economica com calda de urtiga, o pó laranja ... é outro assunto. O pó laranja sai de buracos na arvore? ou aparece no chão? Pode ser broca, mais dificil de resolver. Tem a laranjeira em flor?? Está em Portugal??

A mosca agora morre com o frio, já não precisa de aplicar.
Para o pulgão use calda de urtiga (100gramas de urtiga em 10 litros de agua das chuvas, esperar 2 dias, coar por um lençol velho, diluir 1 litro de mistura por 10 da água, pôr no pulverizador e aplicar. Ao 4º dia perde o efeito de inseticida mas é otimo adubo foliar. Cheira muito mal, deve ser feito em recepiente de plastico e não faz mal ao humano quando se aplica.

Espero ter ajudado, vá dando noticias.

Ana

Unknown disse...

Olá, Ana!

Vamos por partes...

Sim, moro em Portugal, na ponta Norte do distrito de Aveiro, a 5km do mar! E, sim, a laranjeira e a tangerineira continuam com flor!
Andei hoje a aplicar uma calda de óleo com detergente líquido (ainda não tinha visto o seu post....) e confirmei que tenho fruta a ficar bem amarela, fruta bem verde de variadíssimos tamanhos e ainda bastante flor!
Quando falei em "cobertor branco e amarelo", refería-me aos pulgões de dimensões monstruosas que andam pela tangerineira! Havia sítios com uma camada de uns 3 a 5 cm..... Bichorros nojentos!!!
Como 1ª abordagem, dei-lhes uma mangueirada, mas houve alguns que só memso esmagados á mão! Acontece que agora estão a nascer IMENSOS! Parecem ninhos deles...

A tangerineira tem demasiados galhos, nem se vê para dentro! Mas tenhoq ue esperar pelo Verão, certo!?

Hoje puz armadilhas com água e açúcar, penduradas nos ferros da rede das ervilhas, que está memso ao lado! Será que ainda andam moscas por aí?

A ameixoeira, para além da folhas encarquilhadas também tem estalactites de seiva castanha! O tronco e ramos apresentam várias cicatrizes de onde sai esta seiva! Que posso fazer?

Daqui a uns dias vou podar a ameixoeira....

Diga-me uma coisa....há forma de receber uma mensagem automática logo que comente este post?

Se não houver, diz-me qq coisa, por favor, no blog oblogdaanateresa.blogspot.com"? Assim, eu venho aqui a seguir...

Obrigada!