quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Nespereira

     A nespereira é uma árvore que se obtém com muita facilidade a partir de um caroço de nêspera. Esta veio do quintal da minha mãe no ano passado.


    Esteve a instalar-se, agora que está confortável tinha de resolver esta bifurcação que está muito baixa. Não podia esperar mais ou a ferida iria ficar muito grande. Deixei ficar o ramo que apresentava uma distribuição mais equilibrada.



    Depois do corte estou a tentar endireitar a árvore, vou puxando o fio forçando ligeiramente. O corte que fiz foi limpo, com a ferramenta afiada, e desinfectada, não cortei a ruga (zona enrrugada perto da união com o outro tronco, pois nesta ruga estão os tecido vivos que vão cobrir o corte). Também não deixei um toco grande porque senão a cicatriz não iria ficar bem feita e podia apodrecer. Dentro de 2 anos já não se vai notar. (sempre adorei as aulas de podas...)

20 comentários:

cathywoman disse...

O que se diz por aqui é que as nespereiras deverão ter sempre companhia umas das outras se queremos nêsperas!
Não sei se será bem verdade, por um lado faz sentido, pela polinização.
Outra curiosidade, aqui diz-se que as nespereiras enxertadas em marmeleiro são mais resistentes.
Até breve,
Catarina.

Quinta das Mogas disse...

Delicia as nêsperas!

Ana Mourão disse...

Olá Catarina,
A nespereira é uma árvore monoica, o que quer dizer que a mesma arvore tem os dois sexos, para além disso tem auto-fecundação, o que quer dizer que se sozinha consegue reproduzir-se. Claro que se houver mais árvores a polinização é mais eficaz, mas não é essencial ter mais que uma. Quanto à enxertia é muito possivel, estou para conhecer uma enxertia em marmeleiro que não seja um sucesso.
Obrigada pela visita
Ana

vidreiro disse...

Olá Ana
Tenho uma nespereira que começou a dar fruto à 3 anos, mas por ex. o ano passado floriu bastante mas os frutos eram pouquíssimos e raquíticos. Este ano parece-me que até tem mais flor ainda. Nunca a podei nem fiz nenhum tratamento especial. Apenas lhe cortei umas braças na "infância" para a "educar". Pode-me dar alguma dica? Obrigado.

Anónimo disse...

Para os frutos atingirem maiores tamanhos e adquirirem mais sólidos solúveis deverá proceder a uma monda (retirar alguns dos frutos) deixando apenas no máximo 4 por cacho. Isso deve funcionar. Boa sorte!

regina f. disse...

ola, tenho uma nespereira com mais ou menos 4 anos e esta bem grande mas infelizmente nunca deu frutos... ja plantei outra a uns 10 metros de distancia mas foi este anos ainda esta muito pequena, nao sei o que fazer ara esta grande dar frutos, tambem nunca foi podada, sera que me pode dizer alguma coisa? obrigado

V.Bernardo disse...

Se a nespereira não foi enxertada mas apenas nasceu de uma semente, vai dar frutos muito mais tarde, sete anos .
Por isso tem vantagem em serem enxertadas.

V.Bernardo disse...

Se a nespereira já está grande, com quatro anos, mais vale esperar que mais tarde ou mais cedo irá dar frutos. Entretanto , pode ser podada agora nesta época

joao m. disse...

tenho uma nespereira com quase 5 anos e nao deu frutos, tambem nao foi enchetada e este ano resolvi poda-la e cortei todos os ramos, sera que vai voltar a rebentar?

rushca disse...

OLA ANA
TENHO DUAS NESPEREIRAS ENORMES E COM BEM MAIS DE 70 ANOS GOSTAVA DE AS BAIXAR, QUAL É A MELHOR ALTURA? OBRIGADA LENA

Augusto Silva disse...

Tenho uma nespereira com 4 anos, e queria muda-la de sitio. Quando a posso mudar?, ou não é possível.
Gostaria de saber.
obrigado.

Anónimo disse...

Se enxertadas no marmeleiro, serão mais resistentes sim, mas principalmente de porte mais reduzido e adequado aos pequenos espaços. Contudo, plantas enxertadas normalmente apresentam um ciclo de vida menor, compensado pelo início da produção precoce.
Noutro aspecto, a maioria das nespereiras são autoférteis, porém, algumas variedades não o são, necessitando de outra variedade próxima para que ocorra a polinização cruzada.
Por fim, é preciso dizer que, em pomares comerciais, faz-se necessário o raleio de flores ou frutos, caso sejam em demasiada quantia, o que assegurará frutos em tamanho adequado ao consumo. Isso ocorre devido à competição entre os frutos em formação e a escassez de nutrientes, verificada principalmente em plantas jovens.

Márcia disse...

Minha nespereira está com 7 anos plantada em um vaso e nasceu de semente, este ano deu frutos e já os colhi. Gostaria de saber se precisa podar os cachinhos onde estavam os frutos. E também como podar para que não fique alta.

Rui Almeida disse...

Boas
Qual a época para proceder a enxertia da nespereira?
Tenho uma já muito velha e grande, dá muitos frutos e doces mas têm o caroço muito grande e dão pouca polpa.
Gosto que seja grande porque no verão dá sombra a um canil, moro no Alentejo.
qual o tipo de enxertia indicada e como devo proceder?
obg

Unknown disse...

olá bom dia ,qual a epoca da poda da nespereira

Filipe silva. disse...

Posso enxertar uma nespereira que nasceu de semente?

Unknown disse...

Olá a tds. Tenho uma nespereira bem grande no quintal mas gostava de enxertar outra fruta. O q sugerem?

Unknown disse...

Olá,tenho 1 nespereira com 4 anos num vaso.Agora quero mudar pró jardim,gostava de saber qual é a melhor altura Primavera?Verão?Outono?Inverno?)vivo Aki em Inglaterra,Norwich. Thank u

Unknown disse...

Olá posso fazer enxertia agora em nespereira obrigado

JMDM7 disse...

Boa tarde. Moro no Montijo ao lado de Lisboa.
A minha nespereira nasceu de semente que alguém atirou para o jardim. Está sozinha mas no 3º ano começou a dar frutos grandes duas vezes por ano, sendo uma colheita em Maio/Junho e outra em Setembro/Outubro. Na primeira colheita do ano os frutos são em menor quantidade do que na 2ª colheita. Tem sido podada desde o 2º ano.