segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Experiências com a hormona de enraizamento

    Faz algum tempo que comprei uma hormona de enraizamento. Tinha usado algo parecido na disciplina de viveiros, na licenciatura. Lembrava-me de como era fácil usar e como poderia poupar dinheiro na compra de plantas.
    Então... faz já 4 meses que experimentei:

    1º Cortei alguns ramos das plantas que escolhi (só usei uma árvore - figueira, o resto eram arbustos. A hormona funciona melhor em semi-lenhosas, ou seja não são árvores nem ervas, têm de ter um caule "rijo" mas não grosso)

(alecrim, buxo, lantana, figueira, envónio ...)

    2º Arranjei uma palete com couvetes, com substrato apropriado (ou seja comprei um saco de terra universal). Cortei as estacas com cerca de 8 cm, de modo a que ficassem uns gomos à superfície. O corte que dei é enviesado para haver mais superfície de contacto com a hormona, e o corte que fica fora da terra também é enviesado para a água escorrer e não apodrecer.

    Não deixei folhas grandes, para que as poucas reservas que a estaca tem não serem gastas a manter as folhas e sim a produzir raiz. As folhas que ficaram foi de modo a não magoar os gomos, em algumas cortei a folha ao meio. Molhei a ponta da estaca na hormona e pus a estaca na terra. Fiz o buraco com o dedo antes de por a estaca, para que a hormona não saísse da estaca. aconcheguei e reguei.

    3º Pus a palete na estufa (improvisada pelo meu gajo) e como esteve um outono quente, a coisa até funcionou. De outro modo teria de esperar pela primavera, pois deve haver grande humidade e temperatura de cerca de 24ºC. 




    Tirei a palete da estufa no inicio do Inverno, está no alpendre, não me parece que tenham todos pegado mas muitos pegaram. Quando o sol voltar vou passar as que pegaram para vasos. Vou dando novidade.

Sem comentários: