quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dióspiros

Eis uma fruta ou que se adora (estou a ver a baba...) ou se odeia (que é o meu caso). A verdade é que tenho 5 árvores destas no pomar. Mais uma vez estão carregadas até ao chão. O gajo e a minha mãe adoram aquilo, quando chega a altura entram para o pomar, lambuzam-se todos (cena triste...) e já não comem mais nada durante o dia. Mesmo assim não dão vazão e la para o fim de Setembro já só se consegue entrar de galochas de tanta que é quantidade de fruta no chão.

(dióspiro ainda verde)
Acho que este ano vou vender... vou para a feira... ou então cobro a entrada aqui no pomar e podem comer o que conseguirem. Os viciados dizem que assim é que são bons... comer sem charme.
Desta variedade de dióspiro (muito diferente da dos supermercados) não conheço muita gente que tenha. O antigo dono da casa (que vendia a fruta)  fez enxertia da árvore mãe que ainda cá está. Dizem-me que a fruta é deliciosa mas tem o problema de só estar disponível no mês de Setembro depois cai.
Também não trato das árvores, não faço nada, não rego, não adubo, não uso produtos apenas podo os ramos secos. Tenho de aprender a tratar delas...
(Árvore-Mãe)

Sem comentários: