sábado, 10 de novembro de 2012

Azeitonas: a 1ª colheita

     Ao longo do ano, quando faço "vistoria" às nossas oliveiras, para cortar os "ladrões" vou tirando as azeitonas que aparecem e deito fora. Uma arvore gasta muitas reservas na produção de frutos, se eu cortar estes frutos mal aparecem, "forço" a arvore a investir as suas reservas no crescimento vegetativo.

     Apesar de ter tirando grande parte das azeitonas quando ainda eram pequenas, lá houve uma ou outra que foi ficando.

    Hoje fomos apanhar o que havia. Agora vamos curti-las e depois tempera-las.

    Para o ano vou deixar ficar a azeitona das arvores mais velhas. Já deve encher dois baldes!!!

5 comentários:

CAM disse...

OLá
na estrada que vai da estação cf para alcanhões encontra a pouco metros do lado direito um empresa que faz furos rápidos e a preços bem mais baratos do que falam aqui, o senhor chama-se Afonso o telf. é 969091612.
Fiz um com 120 metros na zona da adega da gouxa andou á volta de 1000 euros , isto á 3 anos sem bomba claro.Este senhor não fez o meu ,mas fez o de um vizinho.
Boa sorte
CArlos

CAM disse...

bom dia ana desculpe o preço que lhe dei no comentário sem cima ,gastei em 106 metros cerca de 5000 euros , o Senhor Afonso fáz mais barato e esse de 25 que falam no blog, se tiver IVA e maravilha

CAM disse...

já agora acerca das azeitonas o aspecto é lindo boa sorte. Qual a qualidade?
Tenho aqui com 3 anos e meio e já fiz o meu azeite, pouco mas suficiente para casa.A variedade é Cobrançosa e Galega

Ana Mourão disse...

Bem vindo Carlos,

Obrigada pelas dicas.
Fez azeite com quantos kg de azeitona? A nossa variedade é a cobrançosa, dá bom azeite e a arvore dá menos trabalho que a galega.

Volte sempre

Ana

CAM disse...

Boa tarde Ana, Vamos lá então 240kg de azeitona, cerca de 60% galega e restante cobrançosa, neste lote de Oliveiras tenho 50/50 entre as duas varidades num total de 150, com 3 anos e meio , tive uma percentagem de 15% totalizando 80,2 litros com 0,6 décimos , feito num lagar tradicional no verdelho.
eTnho mais um lote de 180 só galegas com i ano, mais um lote de de cento e tal de outra proriedade que adquiri, onde vou fazer uma replantação entre 200 e 250.