quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Compota de abobora com nozes

Este ano tivemos pouca água no poço, por isso a horta foi muito pequena. Produzi apenas o essencial para os doces. Para alem disso as abelhas não foram abundantes. Reflexos das poucas flores e de outros problemas que estão a atingi-las. Isto vai ser um problema grave, no futuro.
Mesmo assim consegui algumas abóbora.


Já tinha encomendas...
Fazer compotas é um excelente anti-stress: não adianta ter pressa... não há corta-matos e o cheiro doce da canela traz memorias de outros tempos.
Sabiam que o olfacto é um desbloqueador de memorias? Quando as minhas filhas tiverem a minha idade, e voltarem a casa para uma visita, vão ter na mesa uma compota de abóbora e vão sentir o calor e a segurança de ser criança novamente.

5 comentários:

Mundo em Vida disse...

Adorei a quintinha! :)
Gostaria de receber informações sobre os doces/compotas e produtos biologicos pode ser?

horticasa disse...

Este ano semeei vários tipos de abóbora mas, não produziram nada, tenho lá uma abóbora menina, pequena e mais uma cabaça...
De resto, muita flor, muita rama, ocuparam um espaço enorme mas, frutos?? nada, eram sementes sem ser de compra, acho que quando compramos as coisas para plantar? só produzem naquele ano, são sementes mudadas geneticamente...
Acho que a ciência anda a dar cabo da natureza....
beijinho, o doce tem muito bom aspecto.

Anónimo disse...

olá
na fotografia parecem aquelas abóboras pequenas que chamam abóbora manteiga. É? Foi com elas que fez o doce?
Eu costumo fazer com outro tipo de abóboras mas este ano só tive abóboras manteiga e estava com dúvidas se dariam para fazer a compota.
Ana (Covilhã)

Ana Mourão disse...

Olá visitantes

Eugénia
As minhas sementes eram de uma aborora do ano anterior. Não tenho conhecimento de sementes degenerativas de aborora, apesar de haver de outras especies. Um dia destes vou fazer um post sobre este assunto.
Para haver um equilibrio entre flores masculinas e femininas a abobora pode ser "capada", pode ter sido esse o problema, ou então foi como aqui na quinta: poucas abelhas.

Bem vinda "mundo em vida"
Vou enviar-lhe um mail.

Bem vinda Ana
Isto de nomes de especies é uma confusão...taxonomia!!!... nas aboboras então dá para fazer enciclopedias. A abobora que vê é uma mistura de curcubita maxima (as abororas juntas dão sementes misturadas).
Para o doce, a minha experiencia leva-me a diferencia-las pela polpa. Já experimentei várias e posso dizer que se a polpa é laranja vivo, carnuda, goteja quando se corta dá para fazer a compota convencional. Se for esbranquiçada e fibrenta (tipo as de gila) o doce é diferente. Se for laranja pouco vivo, pouco carnuda (aqui chamam ab. porqueira) não aconselho para doce, terá pouco sabor, é muito rija e não "liga bem". Ajudei?

Voltem sempre
Ana

Anónimo disse...

olá
obrigada pelo esclarecimento. Nesse caso vou fazer o meu doce com as abóboras que tenho (manteiga, pelo nome que vejo nos supermercados). São carnudas e bem laranja por dentro.
Ana (Covilhã)