sexta-feira, 20 de julho de 2012

Um pouco sobre incêndios

As causas podem ser divididas em:
    Naturais,
          - descargas eléctricas
    Negligentes
         - queima de resíduos da agricultura e de restolhos
          - renovação de pastagens
          - brincadeiras de crianças
          - queima de lixos
          - lançamento de foguetes
          - cigarros
          - linhas eléctricas
          - caminhos-de-ferro
    Intencionais
    Desconhecidas

    Em 2003, 40% dos incêndios foram por Negligência, 33% foi intencional, 6% por causas naturais e 21% não se conseguiu determinar as causas.

    Porque é que os incêndios se propagam depressa e atingem grandes dimensões? Há varias razões:
- O clima, temos uma estação quente longa, sem chuvas
- A desertificação humana, terrenos abandonados, sem caminhos, sem animais a pastorar...o que leva à outra razão
- O mato, terrenos que não são limpos, com mato (que os animais comiam), ramos caídos (que eram apanhados para as lareiras), árvores por podar (o fogo sobe por elas)...
- A florestação desordenada e a desorganização do território no geral. Um território organizado alterna zonas agrícolas, com florestais, de varias espécies e idades, aceiros e caminhos estratégicos para que o fogo tenha diferentes velocidades e permita os bombeiros saber onde combater.
- O humano. As autarquias porque não fiscalizam, os proprietarios porque não limpam, as industrias (e proprietarios) porque plantam apenas tendo em conta factores económicos. Todos nós, no geral, porque somos permissivos nos pequenos actos.

Pensem nisto: queimamos restos de podas nos nossos jardins, não limpamos o terreno que herdamos porque não me entendo com o meu irmão, deitamos beatas de cigarro pela janela, fazemos churrascos nos piqueniques, vamos as festas que deitam foguetes, compramos o queijo ao pastor que queima pastagens, contratamos pessoal não qualificado para limparem o terreno (que usam maquinas desadequadas e lançam faiscas), deixamos as crianças brincarem pela terrinha sem lhes termos ensinado os perigos, permitimos que o nosso vizinho queime o restolho do campo, porque o coitado precisa de plantar. Afinal parece que somos tão culpados como os que pegam fogo ao mato.

Ai, eu não faço isso. Nem uma coisinha?

3 comentários:

horticasa disse...

Desculpe mas, nem pensar...
Não me sinto nada responsável pelos fogos...
bj

António A. disse...

Olá
Estou quase em acordo com as considerações explanadas, que são a justificação "oficial" para a calamidade dos incêndios,mas a Ana sabe bem - e melhor ainda os governantes - que a esmagadora maioria dos incêncios têm mais algumas causas para além das apontadas, e essas sim causam prejuízos que podem ir a ponto de se tornarem impossíveis de contabilizar. As celuloses, os grupos de especulação imobiliária e as autarquias que se demitem das responsabilidades em não obrigar os proprietários a cumprir a legislação existente são os grandes culpados da calamidade dos incêndios que todos nós pagamos muito caro.
Não são as queimadas que aqui faço nas minhas terras ou que a Ana faz nas suas que causam as desgraças que vemos por esse país fora.
Obrigado pela paciência em ler este pequeno reparo.
Cumprimentos
António A.
Horta de Codeçais

Ana Mourão disse...

Olá Eugénia e António

Gostava de ver mais comentarios indignados como o seu, Eugénia. Seria sinal que as pessoas não fariam erros. Queimadas não faço, mas é verdade que não telefono para a guarda quando oiço foguetes.
António, é verdade que há grandes responsáveis, mas os pequenos responsáveis provocam incendios tão grandes como os grandes. Mudo o que está ao meu alcance, começando comigo.
Obrigada pelos comentarios
Ana Mourão