terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Leguminosas e azoto

    Por causa do curso de AB, andei a rever alguns conceitos que já tinha aprendido na licenciatura mas que estavam confusos. Fiz um pequeno resumo:


    Tentei que fosse simples, e ainda é um documento de trabalho. Como estou habituada ao tema posso não ter sido clara o suficiente. Se alguem estiver interessado pode ler e fazer comentários. Agradeço.
    Depois volto a publicar com as correcções.

    Deviamos começar a juntar alguns artigos e publicar num blog comum sobre Quintas & Quintais, Jardinagem, Horticultura e Bricolage.

4 comentários:

Quinta das Mogas disse...

Creio que o tromoco é o mais rico em azoto. Nao esquecer que o pico da azotagem é quando está em flor.

Ana Mourão disse...

Obg pela dica. Vou rever o artigo.
Ana

Anónimo disse...

olá Ana, desculpe a minha ignorancia mas se me puder ajudar agradeço... acabei de tratar com produto as favas por causa do piolho, sabe daqui a quanto tempo as posso apanhar?

Obrigado
Pedro

Ana Mourão disse...

Olá Pedro,
Geralmente o tempo de espera vai de 8 a 15 dias, mas a embalagem do produto deve indicar a margem de segurança. Já agora, para a proxima não compre quimicos e faça assim:
- não as plante muito juntas (duas filas longas é melhor que muitas filas coladas) porque as favas gostam de estar arejadas.
- conte desde a base, 7 inserções de folhas e depois corte o topo (é ai que os piolhos vão atacar e a produção de flor e depois de fava não é considerável)
- apanhe umas urtigas (100g) ponha-as num balde de plastico com 10l de água da chuva ou do poço e espere. Do 2º ao 4º dia o filtrato da mistura é um insecticida e tambem um preventivo. Coe e aplique pulverizando directamente nas partes afectadas ou como preventivo nos cimos da fava. Se fizer isto logo nos primeiros dias, desaparecem todos.
- tambem pode usar plantas isco para piolho, ou plantas repelentes.
Experimente, vai ver que funciona. Eu tive de experimentar para acreditar.
Cumps
Ana