quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Pomar

    Com o chegar do fim das férias das meninas, começo a organizar o trabalho que me espera na quinta.
    Começando pelo pomar:

    - Poda das árvores:
             - pessegueiros
             - pereiras
             - macieiras
             - laranjeiras
             - dióspiros
             - outras
    - aplicação de tratamentos (calda bordalesa)
    - arranque de árvores (1 laranjeira, uma tangerineira e um dióspiro)
    - instalação de novas árvores (5, que ainda não escolhi)´
    - instalar marmeleiros e figueiras junto do muro
    - recolher a rega
    - este ano vou experimentar a adubação verde com trevo branco e luzerna (vou pôr nos "documentos" o que tenho sobre o assunto)
    - rever e estrumar as caldeiras das árvores

   Isto é trabalho para fazer em vários meses, nas devidas épocas. Tenho mais projectos/tarefas que ainda estou a organizar.
   Por agora, sempre que as meninas deixam, ando a cortar lenha das podas, para arrumar. Dentro em breve vou começar a fazer marmeladas e geleias. Este ano não há doce de figos e de pêras. Este tempo "marado" estragou-me as colheitas e a logística.

6 comentários:

horticasa disse...

Tem para aí muito trabalho.
Força
bj eugénia

Anónimo disse...

Olá Ana o meu nome é Paula e por acaso durante uma busca no google dei com o blog.
Gostei !! :))
Especialmente do amor à terra que transmite.
Mas vou aproveitar a sua experiência se puder ser.
Herdei um pequeno terreno que foi deixado ao desleixo durante bastantes anos e que agora vou tentar recuperar.
A única coisa que se aguentou estes anos foi uma romanzeira que está com alguns frutos e que gostaria de tratar com o carinho com que foi plantada mas... eu sou MESMO citadina :) e apesar de gostar da terra, poda nunca fiz!!
Será que me poderia dar umas dicas?
Desde já o meu Obrigada e Parabéns :)))

Ana Mourão disse...

Olá Paula
Obg pela visita.
Para podar, no geral, pode ver o que digo nas podas das laranjeiras. A ideia geral é a mesma.
As romanzeiras são arvores arbustivas (podem existir em forma de arvore ou de arbusto). São pouco exigentes. Emitem muitos ladrões (ramos que nascem na base da arvore e que rouba o seu vigor) devem ser cortados. Possivelmente a sua arvore não necessitará de grandes regas, porque como esteve "abandonada" desenvolveu um raizame profundo. Agora com a chegada do outono, pode aduba-la (ou estruma-la). Escolha um adubo de libertação lenta. Se vir sinais de gumose (parece resina a sair de buracos) pode precisar de uma calda bordalesa. Desinfecte as tesouras antes de podar.
É da onde? é de perto? Pode passar cá, em breve vou começar as podas das arvores e restantes tratamentos.
Espero ter ajudado. Volte sempre.
Ana

Anónimo disse...

Olá, D. Ana Mourão. Com uma pesquisa no Google, procurando "podar laranjeiras" dei com o sei blogue! Fiquei "agarrado" aos seus textos, pelo conteúdo, pela transmissão de tanta sabedoria e dedicação ao cultivo da terra. Nasci numa freguesia rural, mas cedo vim para a cidade e de agricultura nada percebo. Tenho uma pequena quintinha em Portalegre, que tem estado abandonada, e que estou a iniciar a sua recuperação. Existem oliveiras, diversas laranjeiras e limoeiros, aveloeiras, amoreiras, marmeleiros, e pouco mais. Vou plantar mais algumas variedades. Mas a questão é que 2 das laranjeiras devem ter cerca de 8 a 10 metros de altura, muito cerradas, com fruto (ainda verde) e que têm sido atingidas pelas silvas... Comecei pelas silvas e destas já estão livres. Mas poderei podar as laranjeiras agora?
António

Ana Mourão disse...

Olá António,
Tirando a altura em que a laranjeira está com flor (se mexer nessa altura cai a flor e não tem frutos) pode podar, porque é melhor podar fora de horas do que não podar. O ideal será depois de apanhar a fruta e antes de haver flor. Agora, um dos incovenientes é que perde fruta mas esta tambem não seria grande coisa se a arvore tiver muitos ramos verdes a consumir energias. Não abuse mas corte todos os ramos verdes que partem das ramadas principais. Espero ter ajudado, volte sempre e bom trabalho.
Ana

Anónimo disse...

Olá Ana,
Após umas férias que nem deu para andar pelos computadores estou de volta e muito agradecida pelo conselho.
A romanzeira teve de levar uns cortes nos ramos mais baixos (tentei não cortar muito) e com regas regulares está a passar de umas folhas fraquinhas e amareladas para um verde viçoso :).
Acredito que quando perder os frutos lhe possa fazer uma poda mais forte para fortalecer a árvore e seguir a indicação do adubo.
Vou ainda "roubar-lhe" filhos que criou e plantá-los noutro local do terreno para lhe dar continuidade.
Até já plantei um limoeiro :)
Mulher da cidade de Lisboa nunca pensei andar nestas andanças... mas confesso que gosto!!
Infelizmente um pouco longe mas não assim tanto e com as andanças com que ando sempre qualquer dia bato-lhe à porta... nem que seja para comprar uns biscoitos que têm tãaaooo bom aspecto eheheh
...e ainda me falta colocar o chão flutuante :((
Um muito obrigada
Paula