Quando faço uma poda tenho sempre na ideia meia dúzia de regras que me ajudam:
- "A realização dos cortes na proximidade de um ramo a que se chama "tira-seiva" evitará a aparição de ramos ladrões"
- Quanto menor o diâmetro do ramo a suprimir mais rápida é a cicatrização, acima dos 3 - 5cm de diâmetro pode haver problemas de apodrecimento (pode-se usar produtos protectores)
- Nunca cortar a ruga do ramo, fazer um corte obliquo e limpo, sem rasgar.
4. Cortar junto a um gomo, deixando-o virado para fora pois é do gomo que o ramo vai continuar a crescer.
5. Cortar primeiro os secos, tortos, a crescer para dentro da copa e os ladrões. Depois corto os outros.
No caso desta laranjeira vou fazer um arejamento, com o objectivo de permitir uma melhor iluminação dos ramos e evitar doenças. Depois de cortar os ramos mencionados no ponto 5, se for necessário faço alguma poda de reformação, ou seja, tento ajustar a forma da árvore (cortando um ramo mais grosso, ou diminuindo o comprimento de outros).
Há mais factores a ter em consideração numa poda, isto é um caso prático para facilitar a introdução de conceitos básicos.
Tenho a dizer que a época de poda de uma árvore é um assunto que tem muitas correntes diferentes. Tem em conta factores edáficos, climáticos, sociais e económicos. Tenho razões para fazer agora a poda das laranjeiras.
Continua...
(as imagens foram retiradas do livro "A poda de árvores ornamentais" de Emmanuel Michau")
1 comentário:
tenho 3 pes de laranjera que tem mais o menos 55 anos e nao e podada a 20 anos me ajude o que posso fazer para renovar dar uma nova vida para ela adubo ou tipo de poda e data para poda elas tem ums 4metro de altura e eu moro em porto alegre elas estao situadas em meio a comstrucoes residenciais paredes de comcreto devido aocrecimento abitacional
Enviar um comentário