quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Mergulhia

    A mergulhia é um processo de propagação vegetativa que consiste basicamente em escolher um ramo flexível, fazer um corte em forma de anel, e enterrar, ou caso não seja possível, pôr terra à volta do anel com ajuda de um saco ou com uma garrafa. No corte, há espécies que desenvolvem raízes, depois é só pôr na terra. Obtemos uma planta igual à planta-mãe. Tenho a dizer que não é assim tão simples e demora o seu tempo.
    Neste caso que apresento deixei a natureza fazer esse trabalho por mim. Quem tem figueiras sabe que elas fazem ramos ladrões (ramos finos que surgem no solo perto da árvore). Estes ramos acabam por desenvolver raízes, como numa mergulhia.

    Cavei à volta de um ramo ladrão e aqui estão as raízes. (este ramo tem aproximadamente 6 meses)

Depois cortei o ramo junto ao pé da árvore e fiquei com uma nova arvorei já com raízes. 

    Por fim plantei como uma árvore normal, e endireitei o máximo que consegui, qualquer dia ajusto novamente  para ficar mesmo direita.
    Assim poupei 3 euros (preço da árvore), demorei 30 minutos e ainda tenho mais ramos para fazer o mesmo. Tenho a dizer que a figueira também pega de estaca, sem hormonas, mas precisa de alguns cuidados, e tem uma grande taxa de insucesso. Para esta especie prefiro este método.

2 comentários:

horticasa disse...

Muito me conta!
Não fazia ideia como se fazia, e assim vai dar frutos??
É que eu tive uma figueira durante anos e ela nunca deu fruto...
Mas vou tentar, pode ter a certesa.
bjs eugenia

Ana Mourão disse...

Eugenia,
Já não é a 1º vez que faço, já tive frutos. Isto porque a figueira não é enxertada, o que quer dizer que o ladrão tem a mesma genética que o resto da árvore. Se fosse uma árvore enxertada, todos os ladrões são iguais ao porta-enxertos (cavalo) e só os ramos de cima é que dão boa fruta.
Até breve
Ana