sábado, 11 de setembro de 2010

O Dia da Ereira

    Hoje é o dia da freguesia (Ereira - Cartaxo). Houve festa no centro da vila. Estava a espera de uma festa banal, música foleira, febras ou frango, artistas meios despidos a cantar, enfim... o comum. Mas fui surpreendida, pela positiva. Houve um desfile de cavalos pela vila, depois houve uma corrida com cabrestos e depois andaram a brincar com umas vacas.




    O almoço foi bife de novilho de touro, espetada de novilho em pau de loureiro ou  feijoada. A carne de novilho de touro era muito gostosa.


    Houve música tradicional portuguesa, sem pimbalhada. De tarde o rancho e a banda filarmónica actua e à noite há fados.
    Os cavalos passeavam por entre as pessoas, as crianças montavam ou faziam festas. Foi bastante agradável, parecia uma festa de família. Só fez falta umas barraquinhas com produtos tradicionais, gosto sempre de levar algo para casa. Mas foi a 1º vez que houve festa organizada por esta Junta de Freguesia. Para o ano haverá mais coisas.




    Não houve tourada, só picaria. Ainda bem porque não gosto de ver o sofrimento do animal. Houve foi um tourinho que decidiu descansar no meio da arena e de lá não saiu.  

     Gostei bastante e para o ano cá estaremos para ver mais.

2 comentários:

Quinta das Mogas disse...

Vocês no Alentejo sabem-se tratar bem! :)
Na nossa freguesia Vila Chã do Marão houve pelo 3º ano uma pequena festa assim. Este tipo de festas tornam-se sempre muito intimistas e genuínas, proporcionando fins-de-semana fantásticos.

Ana Mourão disse...

A internet tem destas coisas. Neste post eu disse que gostaria de trazer uma lembranças da festa. Pois é... Uma pessoa conhecida cá na terra leu o meu blog e fez chegar a mim uma pequena lembrança (um chapeu de campino para pôr ao peito). Agradeço muito o gesto e a visita ao blog. (ainda falta descobrir como é que cá chegou...)