Mas este assunto dá sempre origem a conversas acesas. Cada um pensa que está certo e nunca se chega a acordo. Cá por casa vou chamando umas de ameixas (redondas, pequenas e de cor carmim) e outras de abrunhos (pequenas, escuras e em forma de amêndoa).
A estes chamo abrunhos
Ainda tenho as ameixas presidente que é uma mistura das duas (grandes, carmim e em forma de amêndoa). Só para ajudar a confusão...
Estas são as ameixas presidente
Estes dois são os meu preferidos, doces, e o caroço solta-se. As compotas de abrunhos são mais suaves, menos ácidas. As de ameixa têm um sabor mais intenso, menos enjoativas.Quanto à taxonomia há para todos os gostos, na internet. Eu achei esta bastante coerente: http://plantasdofarol.blogspot.pt/2011/11/ameixeira.html.
5 comentários:
O nome pouco importa, o que importa é que haja ameixas...
beijinho
Olá Ana,
Agradeço o destaque à mensagem sobre as ameixas...
mas como houve alterações no link deixo aqui o correto:
http://faroleco.blogspot.pt/2011/11/ameixeira.html
Tenho de concordar que seria muito mais fácil conhecer as plantas se não houvesse tantos nomes comuns/populares!!
Um abraço e boas culturas
Hummm... saudade de comer ameixas e abrunhos ao pé! Fiz isto quando morei em Lisboa e estive por duas vezes no Bombarral ;)
Abraço!
Frutas sempre tem muitas propriedades boas para o corpo que você tem que comer e, especialmente, se formos capazes de comê-los dentro de uma sobremesa rica como restaurantes em itu
Abrunhos têm a pela coberta por uma pruína branca. Ameixas, não.
Enviar um comentário