segunda-feira, 12 de março de 2012

Projecto Araucária III

Tratamento e avaliação das plantas que ficam e marcações das varias áreas, posicionamento das novas plantas e sua colocação (ainda incompleto)

    Optei por não lavrar toda a área mas apenas onde pus plantas novas e onde tinha plantas instaladas, renovando o substrato (a terra dura não convida as plantas invasoras). Usei adubo orgânico+estrume cavalo curtido+terriço do compustor, porque a terra estava bastante esgotada. Abri um buraco bastante maior que a planta e adicionei o substrato. Nas plantas já instaladas afofei a terra, adicionei o mesmo e fiz caldeira. As caldeiras são necessárias porque ainda há poucas plantas e estas ainda vão ser regadas à mangueira.


    Usei 2 sacos de adubo porque adubei todas as plantas deste espaço. Ainda vou precisar da casca de pinheiro e tela, da foto.

    Parte das plantas que vou usar são de estacaria que já fiz. Estavam em vasos à espera de serem transplantadas para lugar permanente. Nesta fase ainda só tinha colocado os vasos e as marcações das divisões. Encontrei umas pedras giras num entulho de umas obras de cá de casa (reutilizar, sem custos e diminuindo o lixo) para delemitar as zonas.

    Tenho a dizer que uma boa parte das boas ideias em jardinagem/arquitetura paisagista são a utilização de materiais simples e baratos, mas que o enquadramento lhes dá uma nova cara. Por exemplo, tijolo partido é um bom elemento decorativo usado em coberturas. Aqui as ideias resultam de imaginação e falta de dinheiro (tentando usar o que há).
    Na proxima fase já se percebe como o canteiro vai ficar, mas terei de esperar um ano para ter o aspecto que tenho dentro da cabeça (quando as plantas crescerem....)

1 comentário:

Quinta das Mogas disse...

Fiz uma asneirada no ano passado com as buganvilias, abri o buraco e deitei estrume de ovelha "fresquinho" e chapei com a raiz em cima a pensar que a planta ficava vitaminada.. :) erros de principiante :) Gostei do jardim Ana, se gosta de pedras no jardim tem de ver o blogue do Zé Julio - PEdras e Companhia.

Boas jardinagens!!