terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Como semeio as minhas favas

    As minhas favas já estão grandinhas.
    A fava é uma leguminosas (ou seja tem vagens). As leguminosas têm a particularidade de utilizarem o azoto da atmosfera ao contrario das restantes plantas que usam o azoto do solo (por isso é que se aduba quimicamente com azoto). Logo, não se aplica azoto nas leguminosas. Contudo precisam de outros elementos, para isso pode aplicar-se cinza ao semear.

    Abri um rego pouco fundo, apliquei cinza e depois pus 3 ou 4 favas, de 30 em 30 cm. Pelo menos 3 germinam e como estão juntas, quando crescerem vão amparar-se. Fiz dois regos de favas e 1 de ervilhas que semeei do mesmo modo.

    Escolhi terra mais pobre porque esta cultura vai enriquecer o solo. Deixo as melhores zonas para as culturas mais exigentes. Na próxima época irei fazer rotação das culturas.
    Entretanto já havia muita erva e fiz uma sacha seguida de amontoa (tirei as ervas e puxei a terra para junto dos pés das favas).

6 comentários:

Unknown disse...

Olá Ana,

Se este ano for para sul deixo lhe aí um pé de Framboesas Amarela, mais uma qualidade nova para a sua quintinha!

Cumps

Ana Mourão disse...

Olá Rui,

Mais uma vez convido-o e agradeço. Acho que tenho uma dessas, comprei-a como tal mas ao que parece dá fruto no inverno e ainda não consegui comer nenhum. Jáprovou das suas? e foi no inverno ou no verão?
Ana

Tubaral disse...

Boa noite, tenho andado a tratar um terreno que tenho, e por acaso na passada quinta feira, semeei favas, comprei um fertilizante "guano" dizem que é bom, visto que a terra já não é lavrada á mais de 40 anos, misturei tudo e la pus as favas, depois de tapar os regos, povilhei com cinza, pelos vistos fiz mal. Sou muito novo nestas andanças, espero que resulte.. Já agora uma pergunta a si e aos seguidores, o meu terreno quase não tem sol, será que algum dia irei conseguir ter alguma coisa? o sol anda sempre a volta da terra, e como tem uma grande encosta de pinheiros ele não pinta a horta..ando desanimado porque parece que sem sol directo nunca vou tirar nada.... Cumprimentos

Ana Mourão disse...

Olá Tubaral
Pois sem sol não sei mas vou ver, qualquer dia respondo.
Quanto ao guano é materia organica mas ainda por decompor, é muito forte e tem alguns contaminantes. Não ponha directo nas culturas, e se puder ponha no terreno e espere algum tempo antes de pôr culturas.
As favas não precisam de adubo, são leguminosas e fixam azoto atmosferico, agradecem a cinza, de preferencia na raiz (daqui a uns dias vou explicar melhor isto das leguminosas). Presumo que tenha lavrado a terra?
Uma terra não lavrada é uma mina, está cheia de microrganismos que decompõem materia organica com rapidez.
Estou a preparar algumas materias para pôr no blog, esteja atento e não se rale, a melhor maneira de aprender é com os erros. Eu já conto com alguns.
Cumps
Ana

Tubaral disse...

Bom dia, obrigado por me ajudar, como vê isto é uma nova experiencia na minha vida. Sim eu lavrei a terra, cavei fundo, tudo o que era ervas ficou tudo por baixo, depois ficou 1 semana a repousar, na outra semana coloquei o tal fertelizante deixei mais uma semana, sim porque só costumo ir 2x por semana á Quintinha, 1 para tratar da horta outro para o Restauro da Casinha. Depois é que semeei as novidades.. A ver vamos o que vai dar... Que tipo de composto me aconselharias?
Cumprimentos
Obrigado

Anónimo disse...

bom dia, estive a tratar as favas com produto para o piolho sabe me dizer se tenho que deixar passar muito tempo para as poder apanhar?
obrigado
Pedro