domingo, 18 de setembro de 2011

Falta de calcio nos diospiros

    Quando fui à cooperativa de cá da terra apanhei a Engª. a jeito e fiz-lhe algumas perguntas, primeiro sobre as oliveiras depois sobre os dióspiros.


    Os meus dióspiros "rebentam", ficam com estas rachas e são um festim para vespas e mosquitos. Além disso têm estas manchas pretas. Já tinha chegado à conclusão que as rachas eram de terem muita água. Não os rego, mas por debaixo deles sei que há muita água, que depois alimenta o meu poço e corre em bica no quintal do vizinho mais abaixo. Esse problema não posso resolver.
    A Eng.ª disse-me que as manchas são falta de cálcio e que este dá mais elasticidade as células da casca e talvez ela já não rebente. (isto não devia ser novidade para mim, também tive nutrição vegetal na universidade, tenho que ir ao baú buscar o livro...)
    Aliás isto deu-me pistas para as rachas das laranjeiras, que também terão falta de cálcio, ainda para mais porque as que rebentam são as que levam com a água da rega da relva. Fiquei contente, vou ver como se aplica cálcio na AB.
    É pá... isto é que eu gosto: a teoria, a prática e o poder de observação em acção. A ciência dos livros com a observação da pratica complementam-se e não se excluem como alguns gostam de pensar.

5 comentários:

Unknown disse...

Olá Ana,

Não posso dizer que é da àgua pois aqui no norte os diospiros tb estão rachados e não é da água, acho que deve ser do tempo pois eles estão muito adiantados para a epoca.Já as manchas pretas não sei mas os meus tb têm!

Cumps

Anónimo disse...

O que eu adoro mais nos blogs é que para além de aprendermos muito nos posts também o fazemos nos comentários :)

Boa sorte para os diospiros ( que da matéria eu não percebo nada!)

Bjs

Rosário
Sementeira de ideias

Plantas do Farol disse...

Olá,
Sem querer vim parar ao seu blog e adorei! Não tenho qualquer formação na área das plantas mas comecei a adorá-las e, por isso, procuro informação que me ajude a cuidar bem delas! Devo dizer-lhe para continuar pois as suas dicas ajudam muito... Um abraço

Ana Mourão disse...

Olá Rui,
Tenho os diospiros à 5 anos, e todos os anos racham, bom ou mau tempo. Deve haver mais que uma razão para rebentarem. Vou aplicar o calcio e dando novidades. É verdade, este ano os meus chegaram 2 semanas antes do tempo. Foi um verão invulgar.
A ver vamos.
Ana

Ana Mourão disse...

Olá Rosarinho, Olá Farol (?!)

Ainda bem que aprendem alguma coisa com o meu blog, tenho a certeza que também vou aprender com os vossos. Bendita internet que permite esta partilha de ideias.

Voltem sempre
Ana